Paradigmas

Sintra 2013

"Há 10 anos que o refeitórios do pré-escolar e do 1º ciclo funcionam nas férias para dar resposta às crianças que se inscrevem nas actividades de ocupação dos tempos livres, "Centros de estudo" e outros programas. No Natal passado,passaram a aceitar-se inscrições, também para as crianças que só querem ir à escola comer. Para as férias do Natal deste ano. a câmara prevê um aumento de 27% (59.600 refeições, 23 mil servidas a alunos carenciados). A autarquia estima que serão 3850 meninos a frequentar as cantinas neste Natal -uns porque frequentam os ATL, e outros que só vão à escola mesmo para o almoço. Este ano os familiares directos dos alunos também pode increver-se para almoçar."

Jornal Público 29/12/2013/Cantinas escolares nas  férias de Natal/Sintra



 Portugal 2013
838600
Número oficial de desempregados em Portugal.No final de Setembro

103 MIL 
Número de empregos que se perderam em Portugal, entre Setembro de 2012 e Setembro de 2013

7369 
Empresas que abriram falência nos primeiros dez meses de 2013

 Sintra 1919 (memória histórica)

A sopa do Sidónio
 photo sidonio3.jpg  photo sidonio2.jpg

"Há muitos anos «A benemérita duquesa de Palmela, cujo nome fica ligado a admiráveis manifestações de arte e caridade, criou a excelente obra das cozinhas económicas que tão excelentes serviços têm prestado às classes trabalhadoras.
(..)
Quando a guerra veio agravar ainda mais as condições aflitivas da gente humilde da capital, o Século, coadjuvado pelo seus inumeros leitores, meteu ombros à empresa da criação de uma sopa que tem sido distribuida por dezenas de milhares de litros, em troca de cada um dos quais se recebe uma pequena moeda de dois centavos que não paga a sopa mas tira a essa dádiva o aspecto de esmola que para muitos seria desagradável e deprimente. Em Cintra, um dos primeiros actos do sr. dr. Sidónio Paes consistiu na fundação de uma sopa, que se instalou nas dependências do velho e histórico palácio da vila. Consta-nos, porém que aí também se fornece a refeição popular aos que em troca dela contribuem com cinco centavos»".

 Publicado na "Ilustração Portuguesa" nº652 de 19 de Agosto de 1919

 **Lisboa, 29/03/2011 (Lusa)--« A direção social-democrata de Pedro Passos Coelho defende, no documento com as linhas gerais do futuro programa eleitoral do PSD, uma "mudança do atual paradigma estatizante" e um "reforço da cidadania e da sociedade civil(..)".

*

*Foto do Centro de Emprego de Sintra (adapt)- encontrada em www.esquerda.net

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva