A cerimónia de apresentação do restauro do Salão Nobre do Palácio da Pena







   
Foi apresentado  na última quinta-feira (23/01/2014),o restauro completo do Salão Nobre do Palácio da Pena, projecto que implicou um investimento de cerca de 262.500 Euros ao longo de três anos. O projecto contemplou a reabilitação geral das infraestruturas, a revisão do pavimento e o restauro dos revestimentos em madeira e estuque, dos lustres, dos vitrais e do mobiliário especialmente encomendado por D. Fernando, incluindo peças em reserva e porcelanas. Com informação histórica e o apoio de consultores, procurou-se reapresentar o Salão no seu estado original. Na investigação histórica o projecto contou com análises de materiais do Laboratório José de Figueiredo (DGPC).

FFonte:Texto da PSML (adaptado)


Comentários

Caínhas disse…
Sempre muito empenhado, interessado, atento e prestador desinteressado nestas e outras causas, de serviços à comunidade.
Bem haja.
Abraço
Que fantástico restauro! Reparei na falta do retrato do Rei D. Fernando II. Sabe onde se encontra?
pedro macieira disse…
O retrato de D,Fernando II que anteriormente se encontrava no Salão Nobre - está actualmente no pequeno hall à entrada do Salão Nobre.Mudança também com grande impacto,na cor dos estofos das poltronas que antes eram forradas de amarelo, e durante a restauração verificou-se que os estofos originais eram de uma pele vermelha.
Abraço
Este restauro era aguardado há bastante tempo. Obrigado pela resposta. cumprimentos
Miguel

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva