Dias de clima complicado

 Foto em Lisboa, rua do Cabo, em 1954, durante um forte nevão (foto de Eugénio Baptista)


Lisboa e arredores acordaram na sexta-feira 17 de Janeiro, cobertos de granizo, provocando imagens que não são habituais com o nosso clima. Publicamos uma foto de um forte nevão em Lisboa em 1954, também uns anos antes em Sintra, imagens que nunca mais se repetiram.-  Sintra ficou branca em 1945.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para o continente entre as 00h de sexta-feira e as 20h de sábado devido à previsão de precipitação, queda de neve, agitação marítima e vento forte.
A ANPC informava na sua página na Internet que, face à previsão de mau tempo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi emitido um alerta amarelo, que previa "ocorrência de fenómenos, que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens".



Lisboa 17/01/2014
Foto de uma ambulância dos Bombeiros Lisbonenses no dia em que um "nevão" de granizo transformou alguma zonas da região de  Lisboa, permitindo fotos que não são habituais no nosso clima temperado.

 Praia Grande em 17/01/2014

No litoral Sintrense o mar agitado, na sexta-feira, era o único aspecto que marcou um dia de condições meteorológicas extremas.
 
Ver nevão em Sintra em 1945, aqui:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2009/01/neve-em-sintra-em-1945.html

 Créditos
Foto de ambulâcia  retirada da página de Facebook dos B.V.Lisbonenses

Comentários

Fatyly disse…
Os velhos é que sabem e quando os oiço dizer...há anos foi assim é caso para dizer que a história repete-se.

Perto de Morlinho, numa das descidas para a estrada principal do eléctrico e depois de ter deixado a neta na escola, parei, parámos na berma da estrada devido à tremenda queda de granizo. Houve quem fotografasse mas eu não tenho máquina. Ao fim de meia-hora lá arranquei porque a água encarregou-se de arrastar o granizo para a berma contrária. Há uns 3/4 anos tive uma cena idêntica em Ranholas quando ia levar o carro à inspecção.
Mete medo, bolas!!!!
Unknown disse…
Excelente foto. Muito bonita.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva