Primavera com o mar alterado

Ondas gigantes colocam costa portuguesa em alerta Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão ser os mais afetados
 
 Toda a costa portuguesa está esta terça-feira sob alerta devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA emitiu o alerta ao início da manhã para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Ondas gigantes colocam costa portuguesa em alerta Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão ser os mais afetados

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/ondas-gigantes-colocam-costa-portuguesa-em-alerta
 Alerta de hoje,25 de Março de 2014

 Ondas estão a mudar de direcção
(Título do Correio da Manhã de segunda-feira 24.03.2014)

"As praias de Cascais e Sintra são das que estão mais vulneráveis à mudança de direcção das ondas.Portugal corre o risco de ter praias com cada vez menos areia"
CM

"As ondas que chegam à costa portuguesa estão a mudar de direcção. o que vai agravar o processo de erosão das praias. A areia transportada pela ondulação passa a ser arrastada no sentido Norte-Sul e deixa de ser colocada nas praias.O problema tende a agravar-se com o aumento do nível médio do mar e cada vez maior frequência dos fenómenos extremos."
CM
Fotos da Praia Grande durante as tempestades de Fevereiro e Março de 2014

Verão vai ter praias mais perigosas
"Os perfis das praias com as tempestades,De acordo com os especialistas, verifica-se agora uma maior inclinação (devido à retirada de toneladas de areia), o que representa um risco acrescido para os banhistas. As alterações verificam-se principalmente nas praias da costa ocidental, onde as zonas de rebentações vão mudar."
CM

Praia da Adraga está diferente :
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/02/a-praia-da-adraga-esta-diferente-ii.html
Postal da Praia das Maçãs com rochas:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/03/postal-da-praia-das-macas-com-rochas.html
Praia Grande
O dia seguinte no litoral Sintrense:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/03/o-dia-seguinte-no-litoral-sintrense.html
Créditos:
Excertos de um texto do Correio da Manhã de 24 de Março de 2014

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva