Espectáculo co-produzido por Chão de Oliva e Lareira Artes no Maputo

Em Maputo, em breve estreia “A Nova Aragem”, uma co- produção Chão de Oliva com o Lareira Artes.
 
Continuam na cidade de Maputo os ensaios do espectáculo “A Nova Aragem”, co-produção que nasceu do intercâmbio entre os dois grupos, o Chão de Oliva de Sintra, Portugal, e o Lareira Artes de Maputo, Moçambique.
 
Este trabalho de parceria organizativa e intercâmbio de saberes, baseia-se num Protocolo assinado (em 2011) entre os dois grupos, e que abre possibilidades nas áreas da formação, na troca de informações específicas sobre o teatro e sua construção, na permuta de espectáculos e co-produções no campo da criação artística.
 
O grande objectivo, é alargar a base de conhecimento e cruzamento entre culturas de países de língua oficial portuguesa e assim potenciar novos caminhos na produção teatral.
 
Por outro lado, e tendo em conta a experiência dos dois grupos na circulação internacional, pretende-se levar este espectáculo ao maior número de festivais, ou a salas de grupos ou municípios, como estímulo ao aparecimento de outras produções colaborativas entre grupos, e ainda sensibilizar os festivais vocacionados para uma programação baseada em grupos vindos dos países lusófonos, para o apoio aos espectáculos gerados em co-produção.
 
Esta co-produção, baseia-se num texto de Sérgio Mabombo, actor e autor do Lareira Artes, tem adaptação de Manuel Sanches e encenação de João de Mello Alvim. São intérpretes os actores do Lareira Santana Diaz Santana e Sílvia Helena Mendes.
 
A estreia está agendada para o Centro Cultural Franco-Moçambicano, Avenida Samora Machel, no próximo dia 10 de Julho às 19 horas.
 
A primeira fase da co-produção, teve o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, da Câmara Municipal de Sintra e União de Freguesias de Sintra. Em Maputo o apoio logístico é do já referido Centro Cultural Franco-Moçambicano, do Hotel Moçambicano e da Rádio Moçambique.
 Texto e foto Chão de Oliva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva