Salão de Galamares

Salaogalamares24082012blogue  No  Sábado o Salão de Galamares vai ser reanimado.  Esta sala de espectáculos  foi inaugurada em 1916 por iniciativa do Visconde de Monserrate, onde  durante  décadas se realizaram récitas, festas e sessões de cinema.

O renascimento do Grupo Desportivo e Cultural de Galamares nos  anos 90 e  o esforço da população, permitiu   com a colaboração da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, reabilitar a  peculiar traça original do histórico Salão de Galamares.


http://riodasmacas.blogspot.pt/2012/06/reabertura-do-salao-de-galamares.html


cartaz-f-a3.jpg
"Amanhã voltaremos a dar vida ao Salão de Galamares.O cineteatro, mais conhecido por Salão, foi inaugurado em 1916 por iniciativa do Visconde de Monserrate, e durante décadas ali se realizaram festas e sessões de cinema. Até Viana da Motta aí tocou em 1923, numa iniciativa destinada a obter receitas para a electrificação da estrada de Sintra a Colares. "Com pinturas e murais de António Graça, Júlio Fonseca e Garibaldi Martins, artesãos ao serviço do visconde, foram recorrentes ...as récitas onde pontificavam Guilherme Oram ou Eduardo Frutuoso Gaio, o conjunto de saxofones da Sociedade União Sintrense ou o Cynthia Jazz e Os Mexicanos. Depois de um período de apagamento nos anos 70 e 80, sob impulso de galamarenses como Edgar Azevedo ou António Jorge Manata ressurgiu em 1979, tendo nos anos noventa tido o renascido Grupo Desportivo e Cultural de Galamares destaque no ciclismo e no atletismo, onde se destaca por exemplo, a conquista da I Maratona Popular de Badajoz, em 1996. Mercê do esforço da população se reabilitou na traça original o dito salão, confluindo também nessa tarefa a colaboração da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra. A 24 de Junho de 2012 reabriu em prol da cultura e associativismo locais, e nele se pretendem vir a dinamizar eventos culturais, festejos lúdicos, formação e divulgação, ao serviço de Galamares, de Sintra e do país. Compareçam, para um espectáculo de mais de 2 horas. Entrada Livre e Serviço de Bar"
Texto via Fernando Morais Gomes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar