Sintra na rota dos Transportes Aéreos Portugueses

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Legenda: Fardamentos da ainda transportadora aérea portuguesa TAP, no Museu do Ar em Sintra
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No céu de Colares em 12 de Dezembro de 2014

História na rota do "futuro"

(Texto TAP -aspas  no título acrescentadas pelo editor do blog)

1945 - 1949

A TAP – ou mais especificamente, a Secção de Transportes Aéreos – é criada a 14 de março de 1945 pela mão de Humberto Delgado, à data director do Secretariado da Aeronáutica Civil. É neste ano que são adquiridos os primeiros aviões – dois aviões DC-3 Dakota com capacidade para 21 passageiros. No ano seguinte, são criadas definitivamente as condições necessárias para a companhia começar a operar, através da realização do Curso Geral de Pilotos. São, então, inauguradas as duas primeiras linhas aéreas: a primeira linha comercial Lisboa-Madrid abre a 19 de setembro de 1946. Mais tarde, a 31 de dezembro, é inaugurada a “Linha Aérea Imperial” que serve a rota Lisboa-Luanda-Lourenço Marques que contaria com 12 escalas, cerca de 15 dias de duração (ida e volta) e 24540 quilómetros de extensão. Até ao termo da década de 40, outras rotas são criadas: Paris (1948), Londres (1949) e Sevilha (1948).


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na rota sobre Colares...

1950 - 1959

Em 1952 entra-se definitivamente na era do jacto: em maio deste ano, a British Overseas Airways Corporation (BOAC) abre o primeiro serviço regular de aviões a jacto, voando cerca de 11 mil quilómetros entre Londres e Joanesburgo em menos de 24 horas e encurtando a viagem, até aqui realizada por aviões a hélice, para metade do tempo anterior. Ainda em 1952 inicia-se a produção do Boeing 707.
No ano posterior – 1953 – a TAP conhece pela primeira vez o significado de “privatização”, passando de um serviço público a uma sociedade anónima de responsabilidade limitada (SARL). Na mesma altura, surgem dois novos destinos TAP: Casablanca e Tânger.
Em 1955 chega a Lisboa o primeiro quadrimotor, uma aeronave impulsionada por quatro motores fixados nas asas, destinado ao longo curso da TAP que, em novembro, começa a operar na linha de África; no mesmo ano realiza-se a viagem experimental ao Rio de Janeiro, com a participação do Almirante Gago Coutinho.
O ano de 1958, apesar de ser palco da demissão de Humberto Delgado, esboça-se como um ano de recordes para a TAP: pela primeira vez, a companhia ultrapassa um milhar de trabalhadores (1009), estende-se por uma rede de mais de 14 mil quilómetros, possui cerca de 10 mil horas voadas e mais de 64 mil passageiros transportados.


Fonte:Texto TAP
- ver mais aqui:
 http://www.tapportugal.com/Info/pt/frota-historia/historia#sthash.a0yIF1PG.dpuf


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http://riodasmacas.blogspot.pt/2008/05/aeronostalgia-no-domingo-em-sintra.html

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