Do Cabo da Roca ao Cabo Espichel

CaboaCabo19042015cblog.jpg
O Moto Clube de Sintra promoveu no domingo, dia 19, um passeio motard que ligou o Cabo da Roca ao Cabo Espichel, numa iniciativa que acompanhou  a imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel.
Caboacabo19052015fgblog.jpg


O culto medieval a Nossa Senhora do Cabo ou Santa Maria da Pedra de Mua é documentalmente mencionado pela primeira vez numa carta régia de D. Pedro I, datada de 1366 e constitui uma das mais antigas e interessantes manifestações de religiosidade popular em Portugal.
Divulgado o miraculoso achamento da imagem de Nossa Senhora no espigão rochoso do Cabo Espichel, muito rapidamente o culto terá levedado, não só entre as localidades mais ou menos vizinhas da margem sul do Tejo, mas sobretudo na margem norte do rio, recobrindo praticamente todo o território da região saloia. Aqui viria a atingir assinalável relevo, ficando conhecido pela designação de "círio saloio", "círio real" ou "círio do bodo", tendo não poucas vezes contado com a especial proteção da Família Real.
In Wikipédia
CaboaCabo19042015gblog.jpg


O passeio  acompanhado por centenas de motards, resultou   de uma iniciativa conjunta do Moto Clube de Sintra e da Comissão das Festas da Nª Sª do Cabo de S. Pedro Penaferrim.
 
CaboaCaboPnvs219042015blog.jpg

Fotos da passagem do cortejo "De Cabo a Cabo" por Colares.

Post relacionado:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/09/notas-sobre-o-cirio-de-nsenhora-do-cabo.html



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar