O Spitfire do Museu do Ar em Sintra

A Europa celebrou no dia 8 de Maio os 70 anos da capitulação nazi. Foi no dia 8 de Maio de 1945. A rendição da Alemanha, trouxe a paz à Europa e foi comemorada, na última sexta-feira, um pouco por todo o continente.
No Museu do Ar de Sintra, descansa um Spitfire - aeronave que teve uma intervenção importante no desenrolar do conflito mundial, com as cores britânicas.
SpitfireMuseudoArWWWiiBlog.jpg
"A fama deste caça firmou-se na Batalha da Inglaterra, em combate contra o Messerschmitt Bf 109, a partir da Blitz sobre as cidades britânicas. Embora no computo final da batalha se verifique que foram abatidos mais caças britânicos do que alemães, as perdas de bombardeiros impostas pela Royal Air Force à Luftwaffe, através dos caças Hawker Hurricane escoltados pelos Spitfires, frustrou os planos de Adolf Hitler de obrigar a Grã-Bretanha a assinar a paz segundo os seus termos"
In Wikipédia
spitfirewwwii16042015blog.jpg
O Spitfire na Força Aérea Portuguesa
A partir de 1942 foram adquiridas pela Aeronáutica Militar cento e doze aeronaves. Com a independência da Força Aérea foram transferidas para o novo Ramo. Foram abatidos em 1955.


A rendição

"A 9 de Maio,(de 1945) um pouco depois da meia-noite, inaugura-se a sessão na sala principal da Escola de Oficiais Subalternos de Karlhorst. À meia-noite e dez, Joukov ordena que se introduza a delegação alemã. Doenitz atribuiu-lhe como chefe o marechal Keitel. Entra com uma atitude que as testemunhas classificarão de arrogante.(..)A seu lado tomam lugar o almirante  Friedeburg, cadavérico, e o coronel-general Stumpf, representante do marechal Von Greim, que o ferimento recebido em Berlim detém num hospital bávaro. Atrás deles, estão alinhados seis oficiais, «verdadeiramente magníficos», diz o bastonário Bondoux, usando todos a Cruz de Cavaleiro,  com espada, permanecem imóveis, mordendo os lábios para não soluçar....
(...)
Procede-se à leitura da convenção. A delegação alemã reconhece a rendição incondicional de todas as forças armadas alemãs - a qual, segundo os termos de Reims, já entrou em vigor na véspera às 23.01 horas.(...)Os vencedores permanecem sentados. Os vencidos saem."
Raymond Cartier/ A segunda Guerra Mundial

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar