Porque hoje é Sábado...

Varzea de Colares29102015blog.jpg
Várzea de Colares nos dias de hoje (foto com a bomba de gasolina da BP, em 29/10/2015)Vistaparcial de ColaresBombadaGazolinaM Clara Gome Foto  antiga não datada,  bomba da gasolina da Várzea de Colares com os frondosos plátanos
 Créditos: Maria Clara Gomes via página de FB "Adoro Sintra ".

A propósito da Várzea de Colares
O Jornal " O Concelho de Sintra" nº29 de 1 de Junho de 1911 , publicava um artigo dedicado à Várzea de Colares, que transcrevemos parcialmente mantendo a acentuação e ortografia do original.

A poetica Varzea de Collares e o dia de S.JoãoHa 37 annos via-se ao pé da antiga ponte e no sítio que hoje occupa a adega Bernardino Gomes e Comp.ª uma tosca cabana coberta de colmo vendo-se sobre uns fetos peras, pecegos e mais fructas; e um barril do bello ramisco...
Eram as filhas do conhecido fazendeiro Chistovão d'Almeida, vulgo da Volta, as caixeirinhas assiduas d'aquella tendinha em miniatura! Coitadas! não morreram velhas!
Parece-me estar ainda em pleno e intimo convivio com os meus amigos João Paraty, Conde de Caparica, Manoel Pereira, Conde de Idanha, do Tojal, Portocarrero, Villa Real, Luiz do Rego, Isidoro de Bemfica...e tuti quanti - a maior parte já fugiu para a outra banda.
O dia de S.João d'aquelles tempos!
Emquanto os barcos do Almeida da volta se retiravam suavemente com as cachopas, ás vezes misturadas com os Marialvas que lhes pagavam o bote, grupos alegre d'outras raparigas dançavam alegremente ao som do pifano sem chaves, e descantes populares.
(...)
Não havia caminho de ferro, nem electricos, nem automoveis, e a Varzea sempre repleta de visitantes, Marquez de Vallada, Conde de Misquitela (velho) que tristes recordações! - parece-me milagre eu poder ainda contar estas coisas.
(...)
Quem me déra ter ainda o bom humor de glosar, como quando nos botes recitava em prosa mal rimada.

Collares é um jardim
Bordado de bellas flores,
Dahlia açucena e jasmim
Cravos perfeitos amores?

C.
http://riodasmacas.blogspot.pt/2010/09/varzea-de-colares-de-antigamente.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva