Polinização, parte II

Dois besouros em actividade polinizadora ontem em Colares - as fotos permitem verificar, que não só as abelhas e borboletas, tem esta função de grande importância para o transporte do pólen.
Polinização25022016blog.jpg
Transporte do pólen
 A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por factores ambientais (através do vento ou da água). 
Polinização25022016cblogjpg.jpg
Fotos em Colares em 25/02/2016
Polinização25022016Pblog.jpg
Foto em Colares em 25/02/2016

O aumento da mortalidade das abelhas requer "medidas urgentes" avisa o Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu (PE) lançou um alerta em 2011,quanto à necessidade de “medidas urgentes” no controlo da morte das abelhas, que tem vindo a aumentar, o que pode ter grandes impactos na agricultura.
O comunicado vem no seguimento do relatório aprovado pela Comissão Europeia, que alerta para o “impacto negativo profundo na agricultura, na produção e segurança alimentares” que poderá representar o aumento da taxa de mortalidade das abelhas na União Europeia (UE).
De acordo com o comunicado, 76% da produção alimentar e 84% das espécies vegetais da UE dependem da polinização das abelhas. O argumento é do PE, que lança várias propostas à Comissão Europeia para o bem da biodiversidade, da sustentabilidade ambiental e dos ecossistemas. Os apelos mais prementes prendem-se com o apoio à investigação para prevenção e controlo de doenças que vitimam as abelhas e com a atribuição de mais recursos financeiros à apicultura.

Fonte:Jornal Público
 http://www.publico.pt/sociedade/noticia/aumento-da-mortalidade-das-abelhas-requer-medidas-urgentes-dizem-eurodeputados-1521061

Polinização25022016Dblog.jpg
Posts relacionados:

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva