O acervo da Condessa d'Edla

Após a reconstrução do Chalet da Condessa d'Edla no Parque da Pena, tem a Parques de Sintra - Monte da Lua (PS-ML), conseguido reunir algumas peças que lhe terão pertencido. A aquisição de um serviço de chá, foi agora acrescentado ao acervo do Chalet.
Servico_cha_condessa_noticia.jpg




Fonte PS-ML
O armário verde da Condessa


ArmárioCondessang4370826.jpg

«O armário pertencia aos descendentes da cantora lírica que se casou em segundas núpcias com o rei D. Fernando II. Foi comprado pela Parques de Sintra e reforça o acervo do Palácio da Pena.
Foto DN

A peça de mobiliário combina madeira entalhada e painéis de cerâmica e é um exemplar do século XIX com detalhes da transição do século XVI para o XVII."Trata-se de uma peça bastante significativa no contexto do mobiliário oitocentista, constituindo um excelente exemplo da tendência de reaproveitamento de materiais escultóricos e elementos de móveis mais antigos que marcaram o gosto de D. Fernando II, o rei-artista", diz, em comunicado, a Parques de Sintra, empresa que gere o Palácio da Pena, Chalé da Condessa e Castelo dos Mouros, entre outros equipamentos. "É muito representativa do gosto dos primeiros proprietários", avança o conservador do Palácio da Pena, Hugo Xavier, em declarações ao DN.
(...)
O armário, verde, é de madeira de carvalho com "as portas e frentes de gavetas revestidas com baixos-relevos em cerâmica de fabrico germânico produzidos originalmente para um fogão de sala ou Kachelofen, com figuras bíblicas e elementos clássicos", detalha o comunicado da Parques de Sintra.
Fonte: D.N.

O cesto de piquenique da Condessa
 Foi atribuído ao Chalet da Condessa d'Edla, o Prémio 2013 União Europeia - Europa Nostra, na categoria de Recuperação, evento que ocorreu no dia 10 de Outubro de 2014. Na altura além  do descerramento de uma  placa alusiva, foram expostos vários objectos pessoais pertencentes a Elise Hensler.
Chalet10102014INTbcBlog.jpg
O cesto de piquenique de Elise Hensler, Condessa d'Edla,  segunda mulher de D.Fernando II, adquirido pela PSML.

Chalet10102014INTbfBlog.jpg
Desenho de autoria de D. Fernando, representando-se como D.Quixote com o seu Sancho Pança. Assinado e datado, em Lisboa, 18 de Maio de 1872. - "Caderno de desenhos da autoria de D.Fernando".
Carta d'Armas da Condessa d'Edla concedido por Erneste II de Saxe-Coburgo-Gota a 10 de Junho de 1869, na altura do seu casamento com o Rei D.Fernando II.


Condessafoto.jpg
"Albumina original da Condessa de Edla, mulher morganática de D. Fernando II. Cerca de 10x 6,5 cm, montada em cartão, fotógrafo Fritz, Rua do Almada , Porto. Dedicatória de Amélia Rangel , a seu irmão, no verso. ?? euros. Pouco comum."
- Informação que acompanhava  a foto encontrada numa página do Facebook  (grupo fechado) de partilha e venda de velharias...

 Elise Hensler, segunda mulher de D.Fernando II, mais tarde Condessa d’Edla. De origem suíça-alemã, vai com a família muito jovem para os Estados Unidos onde adquire nacionalidade americana. Enquanto cantora lírica de carreira internacional Elise Hensler vai atuar, primeiro no Porto, em 1859, vindo depois para Lisboa onde conhece o rei viúvo com quem virá a casar em 1869. Unidos não só pelo amor à música como também pelo amor à natureza, D. Fernando e a condessa d’Edla serão os verdadeiros criadores do Parque da Pena.

Post relacionado
Visita ao Chalet da Condessa d'Edla
http://riodasmacas.blogspot.pt/2014/11/visita-ao-chalet-da-condessa-dedla.html

Créditos:
Foto da Condessa d'Edla encontrada aqui:
Marius Pinus

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva