60 anos de televisão em Portugal

Photobucket A 15 de Dezembro de 1955 dava-se cumprimento ao disposto no artigo 1º do Decreto-Lei nº 40 341. Por escritura assinada no gabinete da direcção da Emissora Nacional de Radiodifusão “ficou definitivamente constituída, por iniciativa do Governo, uma sociedade anónima de responsabilidade limitada, com sede e domicílio na cidade de Lisboa, sob a designação de RTP - Radiotelevisão Portuguesa, SARL, que se iniciou com o capital mínimo previsto na lei, no montante de 60 milhões de escudos, divididos em terços que couberam ao Estado, às emissoras particulares de radiodifusão1 e ao público - esta parte a subscrever em acções de 1 000 escudos, pelas quais se tornaram desde logo responsáveis várias instituições bancárias.
(de um texto RTP)

Photobucket
 Foto de uma das primeiras emissões da RTP dos estúdio provisórios da Feira Popular já extinta num governo presidido por Santana Lopes.

 Museu RTP -aqui

O histórico carro de exteriores da RTP 


A  histórica «Mercedes-Benz» com matricula GD-61-21, construída em Mannheim na Alemanha em 1957, que esteve ao  serviço da RTP,até 1980. Nas fotos o Histórico carro de exteriores da RTP - que se encontrava no recinto do arraial dos Festejos de N.ªS.ª do Cabo Espichel, em S.Pedro de Penaferrim em 2014.


Foi em 1957  que  a RTP recebeu o seu primeiro carro de exteriores,  (na foto),encomendado pela RTP e construída nesse ano,  a viatura  GD-61-21, da marca «Mercedes-Benz»; foi especialmente concebida e transformada para possibilitar a cobertura  televisiva de eventos no exterior.
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2012/09/rtp-radiotelevisao-portuguesa.html



"Foi só a 18 de Fevereiro de 1957 que a R.T.P. passou a oferecer uma programação diária, primeiro apenas numa área à volta de Monsanto, e a partir de Novembro em Lisboa, Coimbra e Porto. Apesar desta conquista, “infelizmente somos forçados a anunciar resultados bem menos satisfatórios no que respeita à instalação dos estúdios de Lisboa”. Já com localização escolhida há dois anos, “problemas urbanísticos e outros” foram impedindo a construção deste estúdio, levando a televisão a procurar soluções de recurso que obrigaram a “avultadas despesas”.
Ainda assim, o caminho estava a ser bem trilhado: “Poucos são já os jornais portugueses que não se referem regular e frequentemente à Televisão e seus programas”, “desde o início das emissões os programas têm despertado as atenções gerais. Vivamente criticados por uns, aplaudidos benévola e compreensivelmente por outros, ninguém, pode dizer--se, lhes tem ficado indiferente.” A TV em Portugal em 1957 começava a descolar. "


http://www.ionline.pt/artigos/portugal/rtp-historia-uma-empresa-foi-privada-1975/pag/-1
in (texto e foto) Jornal I

A  histórica «Mercedes-Benz» com matricula GD-61-21, carro de exteriores da RTP, construída em Mannheim na Alemanha em 1957, que esteve ao  serviço da RTP,até 1980.

O 7 de Março de 1957

Hoje, 60º aniversário do início das emissões regulares da RTP-Radiotelevisão Portuguesa a partir do emissor de Televisão do Centro Emissor de Monsanto instalado no Parque Florestal de Monsanto, Estrada da Belavista, 3 (Freguesia de Benfica). Na foto, a licença de funcionamento do primeiro emissor de televisão da RTP passada pela Direcção dos Serviços Radioeléctricos dos CTT.
Via página de Facebook "Freguesia de Benfica"

RTP Arquivo
https://arquivos.rtp.pt/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar