Farol do Cabo da Roca e os fotógrafos

Foto em 30/03/2017

Ao Cuidado da Parques de Sintra Monte da Lua (PSML):

No  "Jornal da Região" de 11 a 17 de Maio de 2017. (Com fotos  do Farol anteriores a 2013)
 "Valorização do Farol do Cabo da Roca"

Alguma admiração pela decisão, será  talvez uma boa notícia - mas há questões que geram alguma dúvidas:
 No jornal da Região (e também no site oficial da CMS), continuam a ser publicadas fotos do Farol do Cabo da Roca que não são actuais ou manipuladas).

A notícia da nova gestão do Farol no Jornal  "Correio de Sintra" de  4 a 9 de Maio de 2017 (com foto actual)

"Gestão do Farol do Cabo da Roca passa para a Parques de Sintra" no "Correio de Sintra"

Desde 2013 foi "implantada", pelo então MAI, em área de paisagem protegida do Parque Natural Sintra Cascais, junto ao Farol uma torre metálica de 50 metros, (o farol tem 22m) e que faz parte de uma rede de radares da orla marítima. A instalação da torre teve silêncios cúmplices do Parque Natural Sintra-Cascais, Câmara Municipal de Cascais, e Câmara Municipal de Sintra.

Assunto que este blog tem denunciado desde essa altura. A torre provoca um "ruído", naquela paisagem, muito visitada, e destrói qualquer imagem fotográfica do  Farol e dos edificíos envolventes. Situação que todos percebem, e por esse motivo não publicam fotos actuais...

Historial

11 de Janeiro de 2014 (post do blog)
 O Farol do Cabo da Roca e a torre de radar de 50 metros de altura, instalada pelo M.A.I

Achamos curioso que não exista nenhuma foto oficial ou não, no novo cenário do farol do Cabo da Roca com a escandalosa torre metálica instalada pelo M.A.I. junto ao farol (torre com 50m e o farol com 22m) - durante visita de Basílio Horta, ao Cabo da Roca no âmbito da "Presidência Aberta", que ontem fez a Sintra.
Assunto tabu para os ambientalistas da região, começa agora a imagem do farol a ser "apagada" pelos fotógrafos que visitam o local e que antes utilizavam o cenário do local com o farol como alvo principal das suas fotos.

 "Compreendo que são necessárias informações sobre o tráfego marítimo, mas não acredito que o único sítio para ter a antena seja ali. Não acredito. É preciso sensibilidade. Temos jóias turísticas e culturais, temos de as preservar, e o Cabo da Roca é uma preciosidade. A sensibilidade deve ser transversal a todas as entidades públicas. Isto é uma falta de sensibilidade de quem autorizou e a verdade é que vai ser muito difícil mudar aquele monstro que está ali".
Basílio Horta ontem no Cabo da Roca (via blog Tudo sobre Sintra)

O blog "Tudo Sobre Sintra", publica as afirmações sobre o assunto feitas pelo Presidente da C.M.S.no local --Aqui


5 de Setembro de 2013 (post do blog)
Sobre a torre de radar que o Ministério da Administração Interna (MAI) instalou agora junto ao Farol do Cabo da Roca, publicou o jornal "Público"  a 4 de Outubro de 2012, uma notícia da autoria de Luís Filipe Sebastião, que voltamos a transcrever:
"O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) chumbou a instalação de uma torre metálica com 45 metros de altura, para vigilância da costa, a escassas centenas de metros do farol do Cabo da Roca. O projecto apanhou de surpresa a Câmara de Sintra, onde há quem considere que a sua viabilização constituirá "um crime ambiental e paisagístico." O jornal Público, refere ainda que " uma fonte do ICNF terá adiantado que o Ministério da Administração Interna estava a estudar um pedido de suspensão do plano de ordenamento do PNSC no Cabo da Roca, para levar por diante o projecto, mas a intenção também não foi confirmada oficialmente, quer pelo ICNF, quer pelo MAI. O presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara (PSD), disse desconhecer o projecto e solicitou informações aos serviços, reservando para mais tarde uma posição." 
  FarolCRTorre03092013Blogue Fotos em 3 de Setembro de 2013, com a torre com 45 metros já completamente montada.
Do facto consumado aos silêncios cúmplices.
 Durante o mês de Agosto,(2013) o MAI decidiu instalar uma torre Metálica com 45 metros junto ao Farol do Cabo da Roca (22metros), numa zona protegida do Parque Natural Sintra Cascais. Considerou o Ministério de Administração Interna (MAI),  que Agosto, seria a altura do ano ideal para contrariar as decisões anteriores, utilizando a politica do facto consumado - conhecendo o silêncio/cumplicidade, de todas as entidades que o ano passado tinham chumbado o projecto - e surpreendentemente também das organizações que se dizem defensoras do ambiente.
 Acções efectuadas desde 09/08/2013 para obter a posição das entidades envolvidas:
 -Contacto através do site da C.M.Sintra -Não houve resposta resposta

-Contacto para a linha verde da C.M. de Cascais :
1)"Acusamos a recepção da S/ comunicação infra, mas o assunto em causa não está no âmbito da N/ actividade pelo que sugerimos o contacto com a Câmara Municipal de Cascais"

-Contacto via e-mail no site do ICNF (PNSC-ICNF) -Não houve resposta

-Denúncia efectuada no SEPMA (Serviço de protecção da natureza e ambiente,GNR)

-Contacto via e-mail com C.M. de Cascais:
-1)"Obrigado pela sua mensagem que foi registada com a referência E-DCID-2013-8917 e enviada à respetiva área de responsabilidade para análise. Esperamos poder dar-lhe uma resposta brevemente."
- 2) "Acusamos a receção do seu mail que nos mereceu a melhor atenção. Encarrega-me o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Carlos Carreiras, de informar que o mesmo foi encaminhado para o gabinete do Sr. Vice-Presidente, Miguel Pinto Luz."

Informações/Contactos desde 22/08/2013
 -A CDU apresentou a queixa à UNESCO: http://www.tudosobresintra.com/2013/08/cdu-denuncia-unesco-torre-de-45-metros.

-Resposta do candidato à CMS, Marco Almeida a leitor deste blog: "Considero, como diz, uma autêntica aberração. Pressionar Governo para que seja removida. A Câmara Municipal de Sintra não tem competência naquela faixa do território. Prometer mais é faltar à verdade. "

- Resposta da SIC a um leitor deste blog: "Agradecendo o seu interesse pela nossa estação televisiva, informamos que o seu testemunho foi encaminhado para a Produção de Informação da SIC, que verificará a possibilidade e o interesse de efetuarmos alguma referência noticiosa. Sem outro assunto de momento, agradecendo o seu contacto, e colocando-nos à sua inteira disposição para futuros contactos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos em nome de toda a equipa da SIC, Abraço"

-Envio de pedido(através do site da candidatura)da posição sobre a instalação da torre no Cabo da Roca à candidatura a Sintra do Partido dos Animais e Natureza -PAN (23/08/2013):

-Resposta do PAN em 29/08/2013:
"Desde já agradecemos a atenção em enviar-nos estas questões, que temos muito gosto em responder. A nossa posição é que o local escolhido para a instalação da torre não é o mais inteligente e não foi a melhor opção escolhida, parece nos que não foi escolhido através de um estudo aprofundado na matéria, para obter um maior leque de alternativas válidas. No nosso entendimento, acreditamos que a mesma terá que ser colocada, mas que deveria ter sido acautelado um local mais próprio, menos problemático, e menos anti-ambiente e anti-turismo como o local onde decidiram colocar a mesma.

Grato pela atenção.

Nuno Azevedo
Candidato à Câmara de Sintra
PAN Sintra"

-Envio de pedido (através do site da candidatura) da posição sobre a instalação da torre no Cabo da Roca  à candidatura do Partido Socialista à Junta de Freguesia de Colares (23/08/2013) -Não houve resposta
  FarolTorre03092013Blogue Fotos em 03/09/2013
 http://riodasmacas.blogspot.pt/2013/08/ministerio-de-administracao-interna.html

Post relacionado-Farol do Cabo da Roca e o Estado de Direito:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2017/02/cabo-da-roca-torre-metalica-e-o-estado.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar