Postal de Colares

Photobucket
A Villa Costa, o chalet de José Inácio Costa

José Inácio Costa
Natural de Colares , foi criado no seio de modesta familia e, ainda jovem fixou-se em Lisboa onde aprendeu o oficío de latoeiro.Um dos proprietários da fábrica onde trabalhava, sem herdeiros ,afeiçoou-se ao moço e ,legou-lhe uma das suas industrias conserveiras, Inácio Costa soube gerir o seu património e diversificou a sua actividade, acumulando fortuna.Manteve, apesar de tudo, grande afeição à sua terra natal, tornando-se num dos maiores beneméritos da Vila de Colares, onde faleceu a 13 de Abril de 1896".(cfr ROCHA, 1997,10p.3)

O Chalet de José Inácio Costa construído em 1885 e que "constitui um exemplar arquitectónico muito interessante, com as sua janelas góticas e decoração vegetalista estilizada dos capitéis patentes nas janelas maineladas, cuja gramática recorda vagamente certo estilo revivalista.”
No "Colares" de Maria Teresa Caetano

Quase em frente à Vila Costa, duas Vivendas geminadas, Ema e Alda, mandadas construir por Inácio Costa para as sua duas netas e que hoje alojam a Farmácia e os Correios de Colares.

Photobucket
Vivendas Ema e Alda

Sobre José Inácio Costa
"Collares, seu berço natal sua estância  favorita que sempre disse querer nela acabar os seus dias, deve-lhe inolvidaveis benefícios, José Inácio da Costa queria-lhe como um filho quer a uma mãe extremosa; pugnava pelo seu bem-estar, interessava-se com entusiasmo por tudo quando pudesse aumentar as belezas materiais e o prestígio moral.
Começando por embelezar  a entrada da Vila com uma magnífica vivenda de campo para si e um belo chalet para os seu filhos, continuou, dotando-a com sucessivos melhoramentos, entre os quais avulta o Eden-Hotel.
Construiu também duas belas casas para a sociedade Filarmónica e para o teatro. à sociedade musical prestou dedicado patrocínio, já abonado-lhe quantias para fardamentos, já doando-lhe várias ajudas monetárias para a sua manutenção.
Foi o iniciador do Montepío, tendo também dotado a corporação de bombeiros Voluntários com uma bela máquina para extinção de incêndios."
No Correio de Cintra de 19 de Abril de 1896 (quando do seu falecimento)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar