Biblioteca de Arte Equestre com catálogo online

Foto PSML

"O lançamento assinala o mês de aniversário do nascimento de D. Diogo de Bragança (1930-2012) homenageando o distinto cavaleiro e estudioso da arte equestre. Este foi o digno sucessor do 6º Marquês de Marialva, Estribeiro-Mor do rei D. José e seu antepassado, conhecido pelo seu papel decisivo no aperfeiçoamento da Picaria Real e da arte equestre em Portugal na segunda metade do século XVIII. Equitador exímio, D. Diogo reuniu ao longo da sua vida um vasto espólio dedicado à Arte Equestre, Tauromaquia e Caça, sendo também autor de várias obras de grande mérito, que lhe granjearam reconhecimento nacional e internacional.

A Parques de Sintra, gestora da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) sediada em Queluz, adquiriu esta colecção com o objetivo de a associar à EPAE e ao estudo da Arte Equestre.
Inaugurada em 2015, a Biblioteca de Arte Equestre é constituída por 1.400 títulos (cerca de 2.000 exemplares, alguns dos quais bastante raros, incluindo obras impressas e manuscritas, do século XVI ao século XX, e cerca de 200 gravuras e estampas originais.
O catálogo online, agora disponível a partir da página da Parques de Sintra ou directamente em http://bibliotecaarteequestre.parquesdesintra.pt, apresenta-se como uma ferramenta de pesquisa que permite que o conhecimento e o acesso à coleção seja mais eficiente, alargando o universo de utentes constituído por investigadores, estudiosos e curiosos da arte equestre."

Vídeo da Biblioteca de Arte Equestre: https://youtu.be/eYJDGIa9OeQ
*Texto adapt.da PSML

BlogueAlterPQ20130508m

 – A Escola Portuguesa de Arte Equestre  apresentaou-se em 22 a 25 julho, no Royal Welsh Show, para 8 apresentações naquela que é a maior feira de agricultura do Reino Unido, e uma das maiores da Europa.
. Alter20130508Blogue

."  A presença da Escola Portuguesa de Arte Equestre em apresentações internacionais é essencial para a divulgação e cumprimento da sua missão, que é fundamentalmente a promoção do Cavalo Lusitano e da equitação tradicional portuguesa."

Adaptado de um texto da PSML

Alterblogue Fotos no Palácio de Queluz em 9 Maio de 2013

Única biblioteca de Arte Equestre nacional  tem agora o seu catálogo disponível online

- Única biblioteca de Arte Equestre aberta ao público
- 1.400 títulos impressos e manuscritos
- Cerca de 200 gravuras e estampas originais
- Coleção inclui exemplares raros

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar