O Raio Verde da Praia Grande

No dia 4 de Dezembro uma foto na Praia Grande, registou a partir do brilho do Sol, ainda intenso na altura, um brilhante raio de tom esverdeado. Será que é o famoso Raio Verde, que Marçal Grilo, refere existir naquela bela praia?

Em busca do Raio Verde da Praia Grande

"É aí (Praia Grande), enquanto que o mar se enrola na areia e a praia se esvazia, que Marçal Grilo gosta de reencontrar o que define como o mais belo pôr de Sol do mundo.Vezes sem conta por ali se perdeu do mundo na esperança de observar o “raio verde”, o fenómeno popularizado pelo romance de Julio Verne, que não é fácil de observar e lhe escapou até hoje.” (...)

Raio verde 

“Quando o Sol se põe e a linha do horizonte está completamente limpa, há um instante quando o Sol desaparece, instante imediatamente a seguir, em que sobre a água, os raios vermelhos, alaranjados e amarelos desaparecem antes do verde, azul e violeta.É num momento fugaz, numa pequena fracção de tempo. É quando o limbo superior toca no horizonte que se dá o raio verde.

Excertos do texto “O mar na Praia Grande parece maior que nas outras praias”de Marçal Grilo em PARQUE PARATE QUERO –ed.Pedra da Lua  
PGCeu19122016cpblog.jpg
*Um pôr do Sol na Praia Grande em 19/12/2016

Comentários

Anónimo disse…
Um primo meu viu-o há uns anos por essas bandas mas, tanto quanto sei, o raio é uma fracção de segundo antes do sol mergulhar no mar, o que não parece ser o caso nesta foto. É um efeito raro.
Óptimo blog. Cumprimentos.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar