Abate de árvores no PNSC - 2º round

Visita hoje ao PNSC - troço da Lagoa Azul até à Peninha
Novas marcações - acordo ICNF e CMS?
Sobre os abates:
"Na Assembleia Municipal de Sintra, o BE (10/11/2017), questionou o presidente da autarquia sobre o processo, tendo Basílio Horta (PS) afirmado que "não consentiria que acontecesse qualquer abate para além das 60 árvores" que a câmara identificara como passíveis de corte, por estarem mortas ou constituírem perigo.
O autarca deu conhecimento, em junho, ao ministro da Agricultura e Florestas que, da avaliação dos serviços municipais às árvores marcadas para corte, "só em apenas 43 foi possível identificar sinais de problemas estruturais ou fitossanitários enquadráveis nos pressupostos de segurança invocados pelo ICNF".
Na avaliação dos serviços de ambiente municipais constam, entre pinheiros, ciprestes e acácias, 27 árvores mortas, dez com grande inclinação, cinco com sinais claros de decrepitude e uma com evidência de fungos.
Perante este quadro, Basílio Horta concedeu que "poderão existir mais algumas (poucas) árvores" que sejam "justificadamente incluídas no eventual abate, embora o seu número total sempre se situará muito aquém das 1.350 árvores inicialmente marcadas".
"As bermas das estradas devem ser limpas e removidas as árvores efetivamente doentes. Porém, por maioria de razão, cuidar da floresta em zona Património da Humanidade tem de ser feito em articulação dos serviços especializados com o município e as associações", defendem os deputados do BE.
Uma intervenção que os parlamentares 'bloquistas', na pergunta ao Governo, advogaram ser indispensável decorrer "com rigor, segurança e valorizando as espécies autóctones e a biodiversidade".
A agência Lusa questionou o ICNF e o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, mas não obteve resposta até ao momento."
Ver aqui:
https://www.dn.pt/lusa/interior/be-questiona-governo-sobre-corte-de-arvores-em-sintra-cascais-8908808.html
Fotos de hoje no Parque Natural Sintra Cascais
Pinheiros jovens também marcados
Post relacionado:
http://riodasmacas.blogspot.pt/2017/11/bloco-de-esquerda-questionou-o-governo_23.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva