Capela de Nossa Senhora das Dores no Mucifal (reedição)

Primeira página do "Jornal de Sintra" de Janeiro1942
Mucifal situado na margem direita do rio das Maçãs,(ribeira de Colares), não tem no seu património monumentos que possibilitem grandes referências. A sua Capela, e seu Largo , são sem dúvida a sua maior referência, tendo ao lado o Mercado, obra recente mas com um bom enquadramento no local.

O Largo do Mucifal ,(Largo Nossa senhora das Dores), conhecido por forasteiros e da população dos seus arredores, pelas festas que aí se organizavam durante o Verão. O Largo   sofreu obras de embelezamento, que alteraram o seu aspecto tradicional, onde existe um busto de umas das figuras mais emblemáticas do Mucifal ,José Fernandes Badajoz o” Poeta Cavador”.


A Capela do Mucifal, começou a ser construída há 78 anos, como noticiava o “Jornal de Sintra”, em 1940:

“Em poucos dias, a edificação desta capelinha tem atingido grandes proporções, mercê do apoio do povo do Mucifal e dos amigos desta localidade, continuando a Comissão a empregar os seus melhores esforços para que ela esteja concluída dentro de poucos meses”.
No final da noticia o “J.S.” publicava uma relação de alguns subscritores:
"Alberto Totta, toda a cantaria;Esposa de Alberto Totta,ornamentação do altar; Francisco Pedro Caetano, 200$00;Joaquim Manuel dos Santos 200$00; David França Rilhas, 100$00; Mário Guimarães Leiria, 100$00; José Alexandre Silvestre Cosme, 100$00; José Veloso Salgado, 100$00; Raúl Pinheiro, 100$00 ; João Dias Coelho, 100$00; Hermegildo dos Santos Silva, 100$00."


A Capela de Nossa Senhora das Dores do Mucifal foi inaugurada em 1941.
Fotos:PedroMacieira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar