Quadro do restaurante de Júlio Grego na Praia das Maçãs

Uma  foto de uma pintura de Adriano Costa, que não conheciamos e que  nos chegou às mãos, por gentileza de João Pedro Norton. Pintura que permite actualizar um post  do blogue, de 2015, sobre o restaurante de Júlio Grego - local escolhido por José Malhoa  para pintar  em 1926, o famoso óleo sobre madeira,  uma imagem forte daquele local e  da Praia das Maçãs, ao longo do tempo.

*Adriano Costa nasceu em  em 20 de Outubro de 1890 e viveu em Sintra

Restaurante Flôr da Praia de Júlio Grego

  José Malhoa. «O Caminho do Grego (Praia das Maçãs)», 1922. Óleo sobre tela, 23x32. Colecção particular.

 



O Restaurante do Grego na Praia das Maçãs

"O semanário Correio de Sintra, de  2 de Abril de 1899, noticiava:

" sr, Júlio Grego, laborioso e activo proprietário do novo Restaurante Flôr da Praia das Maçãs, instalado  na casa que pertence ao nosso amigo Sr. Matias del  Campo, vai dotá-lo com novos melhoramentos e já concluiu uns frescos e aprazíveis caramanchões, donde  se disfruta vista sobre o mar. Já um mês antes desta notícia se anunciava que o estabelecimento do Grego tinha bons terraços, abrigo para carros e gado, aceio e boa cozinha."

Também José Alfredo da Costa Azevedo, relata nas suas obras aspectos do restaurante do Grego:
"Foi neste restaurante que se serviu o primeiro banquete que houve na Praia das Maçãs - um almoço de homenagem ao Visconde de Tojal, João Vicente de Oliveira, moço fidalgo que residiu em S.Pedro de Sintra e faleceu em Lisboa com 74 anos, em 16 de Maio de 1939. Entre os muitos convivas, estavam elementos da família Cabournac, ainda hoje muito considerada em Sintra, e o nosso famoso padre António  Matias del Campo.
O interior da esplanada do Grego, debruçada sobre a praia, plena  de mesas sempre cheia de clientes , foi motivo  para uma tela do grande pintor José Malhoa."

José Malhoa. «À Beira-Mar (Praia das Maçãs)», c.1926.Óleo s/ madeira, 69x87. MNAC-MChiado, inv.584, pintado no Restaurante Flôr da Praia,  e cujo cenário é o mesmo da foto da filha de Júlio Grego, o que não deixa qualquer dúvida do local onde José Malhoa pintou este óleo s/ madeira, que se encontra exposto no Museu do Chiado



Foto de Elisa de Jesus Grego, no restaurante onde José Malhoa pintou o quadro a óleo sobre madeira.(publicada na Ilustração Portuguesa nº340 de 26 de Agosto de 1912).


Actualmente, o que resta do restaurante Flôr da Praia, foto de 2014, mas que se mantém actual


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva